Associação Portuguesa de Bioética - Home Page
Perguntas FrequentesSugira este SitePolitica de Privacidade e SegurançaAdicionar aos Favoritos
Acessibilidade
Quem Somos

O que Fazemos

Noticias

Iniciativas

Iniciativas

Observatorio Portugues de Bioética

Publicações

Pareceres

Pós-Graduação em Bioética e Mestrado em Bioética

Programa Luso-Brasileiro de Doutoramento em Bioética

Pós-Graduação em Gestão e Auditoria da Saúde

Pós-Graduação em Gestão e Auditoria da Saúde

Biblioteca

Contactos

Galeria de Fotos

English Version
© 2004 - A. P. BIOÉTICA
Seara.com

NOTÍCIAS
-----------------------------------------------------------------------------------------

 




PROF. DOUTOR RUI NUNES
Diretor do Serviço de Bioética de Ética Médica da Faculdade de Medicina do Porto
Presidente da Associação Portuguesa de Bioética


Bem-vindo(a) à página do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina do Porto e da Associação Portuguesa de Bioética. Trata-se de um site que congrega a atividade de duas instituições distintas mas que partilham um objetivo comum: a promoção da bioética enquanto novo domínio científico e de intervenção social, que mergulha as suas raízes na dignidade da pessoa humana e nos seus direitos fundamentais. Sem esquecer a interface com o ambiente, a biodiversidade e o dever de proteção dos animais.

Enquanto área pluridisciplinar a bioética cruza-se com outros domínios científicos que, em boa verdade, dela são parte integrante: o direito, a filosofia, a antropologia, a psicologia, a economia e a gestão, a título de exemplo. Ou seja, a bioética não se reduz a uma simples evolução da ética médica tradicional face aos desafios da sociedade contemporânea. A bioética procura, sim, a transdisciplinaridade no sentido de se alcançar o denominador comum a um vasto conjunto de saberes e de diferentes áreas do conhecimento. 

Neste site pode-se apreciar o vasto elenco de iniciativas realizadas pelo Serviço de Bioética e Ética Médica e pela Associação Portuguesa de Bioética ao longo de mais de uma década. Iniciativas no âmbito do ensino – pré e pós-graduado –, investigação, consultoria, ou mesmo em termos editorais, pretendendo-se em última análise a promoção dos valores nucleares de uma sociedade democrática e verdadeiramente pluralista.

 

  voltar